Tecnologias Assistivas



Falador: A simplicidade existente ao se usar o Falador impressiona. Basta copiar o texto desejado para a área de transferência (seleciona-se o texto, clica-se com o botão direito e escolhe-se “copiar”), abrir o programa, clicar em “Falar” e escolher “Da Área de Transferência”. Pronto, é só escutar.


Entender a fala do Falador é fácil, mas percebe-se nitidamente que não há fluência na reprodução do texto. Mesmo que a velocidade de leitura seja colocada no máximo, a reprodução continua parecendo a de alguém sem experiência de leitura.


Pequeno guia de uso


Em “Falar” há quatro opções, sendo a última (Saída) responsável por fechar o programa. “Introdução” lhe dá boas vindas, “Do Texto...” permite que um texto seja digitado (e lido depois), “Da Área de Transferência” fala aquilo contido na Área de Transferência.




Em “Som” há três opções:
  1. “Parar”: pára-se de falar o texto, em absoluto;
  2. “Pausa”: pausa o texto, podendo sua execução ser continuada depois e;
  3. “Terminar”: termina de falar, no caso de a fala ter sido pausada.


Em “Opções” indo em “Configuração...” é possível modificar a voz feminina (Adult Female #1 Brazilian Portuguese (L&H)), definida como padrão, para uma masculina (Adult Male #1 Brazilian Portuguese (L&H)).


Pode-se ainda definir o quão grave a voz será e ainda a velocidade de fala, já em “Ajustando a boca...” definem-se coisas como posição e tamanho dos lábios, dentes e língua.





Dosvox: O DOSVOX é um programa desenvolvido pela UFRJ para auxiliar deficientes visuais no uso das ferramentas do computador. Este programa utiliza o MBROLA, porém na própria instalação ele já está disponibilizado (só é pedida ao usuário a confirmação para instalar). Ele funciona com síntese de voz e o idioma padrão é Português (segundo o desenvolvedor, ele possui suporte para outras linguagens também).
Este programa busca outra abordagem no quesito de interação com o usuário. Ao invés de simplesmente ler os textos, ele busca efetuar diálogos e a maior parte de seu conteúdo foi gravado com voz humana, o que proporciona uma utilização mais leve e descontraída, mesmo que durante um longo período de tempo.
O DOSVOX é composto por um sistema operacional que contém os elementos de interface com o usuário, sistema de síntese de fala, editor, leitor e impressor/formatador de textos, impressor/formatador para Braille, jogos de caráter didático e lúdico, ampliador de telas para pessoas com visão reduzida, programas para ajuda à educação de crianças, programas sonoros para acesso à Interne e um leitor simplificado de telas para Windows.
Seção de arquivos
O programa opera a partir de uma única janela e uma vez aberto, todos os comandos executados são falados. Esta ferramenta não entra em conflito com outros programas de acessibilidade (como Virtual Vision, Jaws, Window Bridge, Window-Eyes, ampliadores de tela, etc) que porventura estejam instalados em seu computador.
A maioria dos comandos é ativado por meio de letras e os principais comandos são testar o teclado (t), editar texto (e), ler texto (l), imprimir (i), arquivos (a), discos (d), jogos (j), utilitários falados (u), acesso a rede e internet (i), multimídia (m), executar programas (p), e para voltar para outra tela, basta utilizar o ESC. Quando estiver dentro de um texto, para alternar a leitura entre as linhas, basta utilizar as setas do teclado.
Quando você ativa um dos programas de mídia, os comandos mais comuns são a barra de espaço para pausar ou dar play, tab para repetir e esc para sair. Sempre que você precisar de ajuda, basta pressionar F1 e todos os comandos serão falados (e mostrados na tela).





Dasher: É um aplicativo de interface simplificada para edição de textos, operado por movimentos contínuos do mouse. Dasher possui um sistema para facilitar a escrita, sempre que um teclado estiver indisponível. Por exemplo:
  • quando estiver operando um computador com uma só mão, por joystick, touchscreen, trackball ou mouse

  • quando estiver operando um computador com head-mouse ou eyetracker

  • quando estiver utlizando um palmtop

  • quando estiver utilizando um computador desgastado

O usuário poderá inserir seus textos normalmente, utilizando um mouse. Basta apontar para onde deseja ir, e o display aplicará um zoom na região apontada. O ambiente para o qual você apontou estará repleto de letras, portanto qualquer lugar que você aplicar zoom, irá corresponder a um trecho de texto. Quanto mais você aplicar zoom, maior ficará seu texto. Você escolhe o que quer escrever simplesmente escolhendo onde aplicar zoom.





Braille Fácil: O programa permite que a criação de uma impressão Braille seja uma tarefa muito rápida e fácil, que possa ser realizada com um mínimo de conhecimento da codificação Braille. Através do Braille Fácil, tarefas simples como impressão de textos corridos são absolutamente triviais.

O programa é composto de

  • editor de textos integrador





  • editor gráfico para gráficos táteis





  • pré-visualizador da impressão Braille





  • impressor Braille automatizado





  • simulador de teclado Braille





  • utilitários para retoque em braille





  • utilitários para facilitar a digitação

    O texto pode ser digitado diretamente no Braille Fácil ou importado a partir de um editor de textos convencional. O editor de textos utiliza os mesmos comandos do NotePad do Windows, com algumas facilidades adicionais. Uma vez que o texto esteja digitado, ele pode ser visualizado em Braille e impresso em Braille ou em tinta (inclusive a transcrição Braille para tinta).
    A digitação de textos especiais (como codificações matemáticas ou musicais) pode ser feita com o auxílio de um simulador de teclado Braille, que permite a entrada direta de códigos Braille no texto digitado. O editor possui ainda diversas facilidades que agilizam muito a inserção de elementos de embelezamento ou o retoque de detalhes do texto Braille. É possível a criação de desenhos táteis através de um editor gráfico simples.



    LentePro: O sistema Windows é hoje em dia o mais usado pelas pessoas que utilizam
    micro-computadores.  Embora relativamente simples de utilizar, ele faz 
    uso de muitos elementos pequenos (ícones, letras pequenas), que o tornam 
    desconfortável, e em muitos casos impossível de usar, por pessoas que 
    possuem problemas de visão.  Em alguns casos, essas pessoas são obrigadas 
    a utilizar lentes de aumento ou aproximação para possibilitar a leitura 
    da tela.
    
    Para ajudar este usuário Windows que tem dificuldades de visão foi criado 
    o programa LentePro.  Através desse programa, o que aparece na tela é 
    ampliado numa janela, permitindo assim que todos os detalhes sejam 
    percebidos mesmo por aqueles com grau muito baixo de acuidade visual.
    
    O programa tem as seguintes características principais:
    
    . mostra uma área da tela ampliada numa janela, como se fosse uma lente de 
    aumento
    . o índice de ampliação da imagem dessa janela podem variar de 1 a 9 vezes
    . esta janela permanece visível mesmo quando uma outra janela é puxada para 
    cima de outras.
    . o trecho mostrado pode acompanhar dinamicamente a posição do mouse ou 
    ser fixada pelo usuário







  •